domingo, 23 de fevereiro de 2020
44 9816-6299 / 44 999116887
Geral

16/01/2020 às 12h46 - atualizada em 16/01/2020 às 12h51

167

Redacao

Maringá / PR

O calorão deve dar uma trégua no Paraná a partir da tarde desta quinta-feira, 16, quando uma frente fria avança pelo Estado.
Frente fria e chuva forte no estado do Paraná
O calorão deve dar uma trégua no Paraná a partir da tarde desta quinta-feira, 16, quando uma frente fria avança pelo Estado.
Imagem ilustrativas

O calorão deve dar uma trégua no Paraná a partir da tarde desta quinta-feira, 16, quando uma frente fria avança pelo Estado.



Porém, esse choque e temperaturas pode gerar tempestades, com fortes ventos, para a região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de temporal para o Paraná. Esse a alerta vale até às 23h59 desta quinta-feira. Apesar do sol marcar presença no Paraná, o aumento das temperaturas aliado a taxas de umidade presente na atmosfera favorecem o aparecimento de aglomerados de nuvens com chuvas isoladas e mais fortes.


A massa de ar frio que começou a se deslocar pelo sul do país nesta quarta-feira, 15, já fez estragos em cidades do Rio Grande do Sul. Nesta quinta, embora a instabilidade tome conta do dia, a sensação térmica será de tempo bastante abafado. As pancadas de chuva devem ocorrer no início da tarde e início da noite.


Litoral – No Litoral o tempo deve seguir com o sol mais escondido. De acordo com o Simepar, a previsão é de ocorrência de pancadas já no início da tarde. No Interior do Paraná, a expectativa de chuva mais forte se concentra na região Oeste, Sudoeste e Centro Sul.


Segundo o Simepar, o mapa meteorológico do estado aponta uma quinta-feira quente em praticamente todas as regiões. Em Foz do Iguaçu, no extremo oeste, a máxima pode chegar aos 36° C.


O que é alerta laranja? -O alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia engloba chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos (60-100 Km/h) e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica queda de árvores e de alagamentos.


Os alertas são divididos em uma escala de cores que vai do Verde, o mais fraco, amarelo, laranja e vermelho, o mais grave.


O que fazer em caso de temporal? Quem precisar comunicar a prefeitura de Curitiba sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo site. O atendimento acontece por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.


 

FONTE: Com informações do Bem Paraná

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados